Quem mora sozinho sabe que ter um quartos espaçosos, quiçá um apartamento grande, é praticamente um luxo. A vida atual nas cidades faz com que nós tenhamos que encontrar formas de aproveitar o máximo possível o espaços em nossos quartos pequenos.
Felizmente, nós sabemos que usar o espaço de forma inteligente já nos livra de vários apertos, literalmente. Quem possui móveis sob-medida, como armários e guarda-roupas, por exemplo, sabem que eles quebram muito galho.
Mas não é necessário gastar vários “dinheiros” em móveis planejados para ocupar bem o espaço dos quartos pequenos e aumentar sua funcionalidade. Acha difícil? O Mercado das Prateleiras vai te mostrar como.
Vamos começar pelo básico: organização. Evite manter coisas espalhadas pelo chão, mesa e prateleiras.
O ideal é manter visível apenas aquilo que é necessário. Os sapatos podem ficar guardados, as roupas em cabides e os objetos de decoração (que sejam poucos, de preferência), bem organizados.
Na hora de mobiliar, procure optar por móveis multifuncionais. As camas box com baú embaixo são sensacionais pra isso. Outra ideia é utilizar um criado-mudo com gavetas, para guardar toda aquela papelada que não podemos jogar fora.
Se você costuma ter mesas ou escrivaninhas do quarto, para estudar e tudo mais, procure usar aquelas que contam com gavetas – e que são bonitas, claro -, para poder ter como guardar bastante coisa e deixar o ambiente mais limpo visualmente.
Outro móvel bacana e versátil são as prateleiras. Podemos ser até suspeitos pra falar, mas é verdade. Escolhendo um modelo bem bonito é possível ter um móvel útil que funciona como peça de decoração.
Nas prateleiras é possível colocar seus livros, objetos e outras coisas úteis que precisam estar à vista. Na hora de instalar, a melhor ideia é colocá-la mais próximo ao teto, já que isso também evita o sufocamento do espaço.
Se você leu esse texto até aqui, já percebeu que a sensação de espaço é mais uma percepção visual do que física, não é?
A decoração tem muito a contribuir para isso, começando pelas próprias cores do quarto. Evite acima de tudo cores escuras. Na verdade, se decidir usar alguma cor além do branco, procure colocá-la apenas em uma parede específica.
Outra coisa bacana de considerar é instalar as cortinas no local mais alto possível, para sensação de alongamento no quarto. Veja na imagem abaixo como isso faz diferença.
Se você é daquelas pessoas que precisa de um espelho dentro do quarto (e quem não precisa), considere instalá-lo direto na parede, de preferência escolhendo um modelo que cubra bastante a parede horizontalmente.
E se você quer colocar algum objeto de decoração, como plantinhas, porta-retratos ou estatuetas, vá com calma. Procure escolher poucos objetos, além de grandes e altos, ao invés de muitos pequenos e baixos. Também é uma boa ideia concentrá-los em apenas uma parte do quarto.
Com essas dicas, acredite, seus quartos pequenos vão poder se transformar em quartos com espaço para tudo o que você precisa. O suficiente, às vezes, é só questão de olhar e de hábito! 🙂
Para mais dicas, continue acompanhando nosso blog. Para produtos superbacanas e funcionais, dê uma olhada em nossa loja. Se precisar de nós, é só chamar!
Com informações de Tudo Interessante.
Compartilhe:
Deixe seu Comentário