As principais tendências da arquitetura para 2019 são a proximidade com a natureza
Como em todo começo de ano, 2019 traz as principais tendências da arquitetura mundial. Um dos marcos deste período foi o contato com a natureza de diferentes formas.
O mercado de uma forma geral vem adotando a sustentabilidade como maneira de conduzir e gerir os negócios há alguns anos. No nicho mercadológico, empresas que conseguiram garantir certificados de sustentabilidade garantem mais acesso ao mundo dos negócios de maneira geral.
As palavras inovação e modernidade estão estritamente relacionadas, nos dias de hoje, com o conceito de sustentabilidade. Construções modernas estão notavelmente mais verdes e com novas alternativas mais econômicas e sustentáveis para consumo de energia e água, por exemplo.
Se o ramo de mercado como um todo segue essa tendência, nada mais justo do que a arquitetura também seguir para este viés. Presume-se que a tendência de 2020 seguirá o mesmo segmento: a consciência cada vez mais inclusiva e sustentável.
Para isso, estão sendo usados tons terrosos para decoração tanto interna quanto externa – passando do verde e marrom até mesmo para o azul, alusão aos rios e oceanos.
Apesar de nunca terem saído de moda propriamente, os componentes naturais chegaram com tudo em 2018 e provavelmente continuarão por um bom tempo: a mistura de madeira com pedra, vegetação e cores que remetem à natureza são cada vez mais comuns.
Além disso, a ideia é que cada vez mais a paisagem que já integrava o ambiente antes da construção do local continue lá, fazendo todo o ambiente moldar-se à ela.
Tenta-se cada vez mais integrar um ambiente ao ambiente externo da casa – existem projetos mais extremos que buscam integrar não somente um cômodo, mas a casa inteira com o jardim ou a piscina.
A utilização de móveis feitos com calcário, madeira, pedra bruta e vidro pode auxiliar bastante para manter um design linear, sem uma integração brusca e agressiva com o exterior.
O principal objetivo deste estilo arquitetônico é trazer maior harmonia e bem-estar, já que a integração entre ambientes dá uma sensação de maior amplitude para o lar.
Fazer isso pode ser mais simples do que aparenta: grandes janelões e portas de vidro já dão conta do recado, por mostrarem para quem está na parte interna a parte natural dos entornos e do jardim. Se as portas e janelas tiverem a possibilidade de abrir completamente e criar um grande espaço de circulação é melhor ainda!
Em 2017 virou tendência máxima a utilização de revestimentos que se inspiram nas formas e texturas criadas pela natureza. A tentativa é sempre trazer maior conforto e comodidade para o ambiente de casa ou do trabalho.
Um dos maiores destaques desta nova era de sustentabilidade e inovação são as cerâmicas que imitam madeira. Deixa-se de lado o desmatamento de árvores e a utilização de sua madeira para criar um novo ambiente com peças idênticas, mas que contribuem para o meio ambiente.
O cimento queimado e os tijolinhos à vista, queridinhos do estilo industrial, também entram no movimento de revestimentos que imitam a natureza. Isso é porque, apesar de não encontrarmos concreto ou tijolos no meio de uma floresta, eles trazem uma ideia rústica ao ambiente.
Gostou das tendências para os próximos anos? Continue acompanhando o nosso blog para saber mais sobre arquitetura e dicas de decoração!
Compartilhe:
Deixe seu Comentário