12 | 01

Saiba quais são os benefícios dos telhados verdes

Atualmente, a sustentabilidade é um assunto cada vez mais discutido, além de impulsionar diversas ações dentro da arquitetura, construção civil e decoração.

Os telhados verdes já são ideias antigas – há relatos de jardins verticais criados já na Babilônia -, mas muito populares hoje em dia para quem busca contribuir para o meio ambiente e obter mais qualidade de vida.

Os benefícios dos telhados verdes não são poucos: eles criam um ambiente mais confortável e esteticamente mais atraente; ajudam na refrigeração da casa e, com isso, diminuem o consumo de energia; permitem a criação de uma horta particular; e até contribuem para o bem estar de quem vive embaixo deles.

Benefícios dos telhados verdes para o meio ambiente

Os telhados verdes, basicamente jardins com plantas nativas construídas nos terraços e/ou coberturas de casas e prédios, podem ser considerados iniciativas sustentáveis, que contribuem para diminuir os agravantes da poluição nas cidades, tanto visual quanto sonora.

Seu maior e mais famoso benefício é diminuir o efeito da “ilha de calor”, já que ajuda a diminuir a temperatura local. Isso acontece de forma bastante simples: por deixar o telhado mais úmido e protegido dos raios de sol, o interior do ambiente fica menos quente.

Benefícios dos telhados verdes - Merc. das Prateleiras.

Pode parecer que não, mas há uma casa embaixo de onde essa pessoa está! Imagem: Archtrends.

Com o ambiente mais fresco, há menos necessidade de ventiladores e ar-condicionado, o que leva a um menor consumo de energia. Tudo isso é igual a menos prejuízos para o meio ambiente – e para o seu bolso.

Há também a possibilidade de reutilizar a água da chuva, um dos grandes benefícios dos telhados verdes. É possível usar essa água retida em algumas atividades domésticas, como lavar as calçadas, por exemplo.

Bom também para o bem-estar

Quem vive embaixo de um telhado verde, pode sim viver melhor.  As plantas são capazes de absorver grande parte dos ruídos urbanos, ajudando no conforto acústico do espaço que está embaixo. O resultado é um ambiente mais calmo, silencioso, tanto para quem está dentro quanto para quem está fora – os vizinhos agradecem.

Existem estudos que mostram que em escritórios e outros ambientes comerciais os benefícios dos telhados verdes contribuem para a produtividade de funcionários, bem como para sua concentração. Isso acontece por causa da tranquilidade gerada no ambiente, que aumenta o bem-estar geral.

Vale lembrar das atividades terapêuticas que podem ser executadas nesses locais. Cultivar plantas, temperos ou até uma pequena horta é algo super possível e bem vindo para quem possui um telhado verde, o que pode se tornar um belo passatempo.

 

E aí, gostou de aprender sobre essas incríveis estruturas? Continue acompanhando nosso blog para mais dicas e informações sobre arquitetura e decoração! O Mercado das Prateleiras quer ver sua casa cada vez mais bonita e com a sua cara!

 

Compartilhe:

Posts Relacionados

aumentar o ambiente - listras
01.11.17

Como aumentar o ambiente através da decoração

Para muitas pessoas, salas pequenas afetam totalmente o bem estar dentro de casa. A sensação de estar em um ambiente apertado gera um desconforto muito […]

08.11.17

Dicas de decoração para um interior com mais personalidade

O interior de toda casa deve refletir a personalidade de seu dono, não é? Até uma decoração minimalista passa por escolhas importantes na hora de […]

Deixe seu Comentário