Queridinho da vez dos arquitetos, o estilo clean vem tomando espaço nos projetos de decoração
O principal princípio do estilo escandinavo é uma decoração bem clean, minimalista e natural, combinando acabamentos de alta qualidade com cores neutras e linhas sóbrias. Diferente do estilo industrial, que leva tijolinhos e tubulação aparentes, o design escandinavo preza pela simplicidade e conforto de maneira ordenada.
Os cômodos prezam pela funcionalidade e pela beleza sem excessos. Com elegância, há também a mistura de elementos clássicos e modernos para integrar melhor o ambiente, sempre objetivando a mistura do branco com demais tons neutros, como o cinza e o marrom.
O estilo remete a países como Suiça, Dinamarca, Suécia, Finlândia e Islândia, por isso o nome. Esses lugares são referências de alta qualidade de produtos e também precisaram de um estilo que se adequasse ao clima. Lá os dias são bem mais curtos no inverno e estes, por sua vez, são longos e severos. Até mesmo o dia costuma ser escuro por causa do céu nublado.
Falando em cores, elas são o ponto alto deste estilo, já que como o nome diz, ele é originário de países mais próximos do polo norte. Ou seja, os dias são mais curtos e as noites mais longas no inverno. É preciso criar uma estratégia para economizar energia que seja, além de funcional, bonito.
Branco, bege, cinza, nude, off-white e rosa bebê são referências para predominância da de cor, já que os ambientes não precisam depender da iluminação de fora.
Uma característica marcante desse estilo, junto com as cores neutras, é a utilização de elementos naturais para decorar o ambiente. Desde madeira e lã até pedras, o importante é saber onde colocar cada coisa para que o cômodo fique harmônico.
Um sofá branco pode ficar protegido por um cobertor de lã rústica, por exemplo. O bege e o branco conversam muito bem neste estilo. Outro exemplo é um espelho com moldura de madeira rústica ou pequenas pedras nas prateleiras.
Os vasos de plantas também podem ser de materiais mais diversos, como a própria madeira ou então mantê-lo em cores neutras que se diferenciem das principais do ambiente.
Outro ponto essencial é a organização dos objetos, mas na medida certa. Há certo charme em um ambiente organizado em cores e mobília, com alguns elementos decorativos fora do lugar de propósito. O segredo é fazer isso de modo que, apesar de “bagunçado”, fique harmônico. Uma ótima maneira de fazer isso é com uma iluminação mais rústica, de fios soltos e abajures com lâmpada aparente ou com armação vazada. O mesmo serve para lustres.
Fique por dentro de mais novidades no mundo da arquitetura e do urbanismo, como tendências, curiosidades e dicas de decoração simples para você fazer na sua casa! Continue acessando o nosso blog.
Compartilhe:
Deixe seu Comentário