24 | 11

Quais efeitos as cores conseguem exercer no ambiente

Na hora de pensar na decoração de um cômodo da sua casa, as cores são uma parte importantíssima. Elas conseguem afetar a maneira com a qual sentimos o ambiente e como nos relacionamos com ele, portanto, escolher a cor certa para o lugar leva bastante atenção.

Nem sempre nossa cor favorita é a que melhor combina com o ambiente. Mas antes de ser um empecilho, as cores podem ser usadas ao nosso favor, para atingir efeitos desejados em um ambiente.

E como conseguimos fazer isso? Calma, nós vamos mostrar. Hoje falaremos que efeitos determinadas cores produzem e, claro, como nossas prateleiras podem ser usadas para dar aquele toque especial. Confira.

Neutralidade com poucos detalhes

O branco e o cinza são conhecidas cores neutras, aquelas que combinam com “quase qualquer coisa”. Mas a melhor característica dessas cores é que elas permitem uma liberdade na hora de compor os objetos. Com paredes brancas e/ou cinzas, você pode abusar das cores fortes na unidade dos objetos; pense em amarelo, laranja, vermelho, azul turquesa.

cores neutras

Imagem: Pinterest.

Na foto acima, vemos uma ideia bacana de como certos objetos em cores fortes quebram a neutralidade do espaço. Prateleiras, mesas e luzes em amarelo deram mais personalidade e vida a esse quarto.

Efeitos no tamanho do ambiente

Se o seu ambiente é relativamente pequeno e você não quer dar a impressão de que ele é menor ainda, evite utilizar cores quentes (vermelho, laranja e amarelo) e opte pelas cores frias (azul, roxo, verde). Elas são conhecidas por “afastar” quem observa, e assim pode dar a impressão de um espaço maior.

cores frias

Imagem: Portal Veneza.

Já se você tem um espaço amplo e quer ele cause um efeito de proximidade com as pessoas e os objetos, criando uma sensação de vibração, então, a melhor ideia é utilizar as cores quentes.

cores quentes

Imagem: Casa Vogue.

Na hora de decorar, o ideal é escolher entre opções que não quebrem o efeito das paredes. Então, para os objetos o ideal é continuar com a lógica das cores das paredes – cores frias com cores frias; cores quentes com cores quentes – ou optar por tons neutros na decoração, para deixar o ambiente mais equilibrado.

Tom sobre tom

Caso você queira focar em apenas uma cor – querendo invadir o ambiente com o seu azul predileto, por exemplo -, você pode ir trabalhando entre os tons, variando do mais claro ao mais escuro. Essa é uma opção para quem busca criar harmonia e singularidade.

Aqui, a dica para esse ambiente harmonizado é focar numa decoração neutra.

tom sobre tom

Imagem: Pinterest.

A harmonia no ambiente também pode ser atingida através das cores complementares, aquelas que estão opostas no círculo cromático: azul e laranja; vermelho e verde; amarelo e roxo. Perceba que uma cor complementar é aquela que não está presenta na mistura de duas primárias. Quando elas compõem partes de um ambiente, elas chamam atenção para si de formas idênticas, criando uma harmonia de intensidades.

cores complementares

Imagem: Pinterest.

Para que o ambiente não fique “berrando”, o ideal é que as cores complementares seja utilizadas em proporções menores. Podem ir na decoração contrastante com paredes em cores neutras, por exemplo.

Ter um ambiente que cause boas sensações é essencial. É por isso que o Mercado das Prateleiras traz dicas e produtos super bacanas para quem quer fazer de sua casa o melhor lugar do mundo.

Quer dar uma olhada em nossa catálogo? É só acessar nossa loja virtual!

Compartilhe:

Posts Relacionados

aumentar o ambiente - listras
01.11.17

Como aumentar o ambiente através da decoração

Para muitas pessoas, salas pequenas afetam totalmente o bem estar dentro de casa. A sensação de estar em um ambiente apertado gera um desconforto muito […]

08.11.17

Dicas de decoração para um interior com mais personalidade

O interior de toda casa deve refletir a personalidade de seu dono, não é? Até uma decoração minimalista passa por escolhas importantes na hora de […]

Deixe seu Comentário