Olha, não sabemos vocês, mas nós adoramos plantinhas! Elas são ótimas para dar aquele pedaço de vida tão necessário para um ambiente e ainda servir de peças decorativas lindíssimas.
Infelizmente, os vasinhos mais bonitos costumam ser um pouco caros. E no caso de quem é louco por plantas, comprar muitos pode ser um problema. Nessas situações, o DIY sempre nos salva.
Os vasos de cimento são super fáceis de fazer, versáteis e fofos. Além disso, são baratinhos e é possível fazer de diversos tipos e tamanhos, de acordo com a necessidade. Fique ligada que vamos te ensinar!
Você vai precisar de: cimento (dãr); areia; água; colher ou espátula; vaselina ou óleo de cozinha; pincel; potes plásticos de tamanhos e formatos diversos.
A primeira coisa a se escolher são os potes. Isso porque a grande graça de fazer os vasos de cimento é que eles assumem o formato dos potes utilizados. O recipiente maior dará a forma geral do vaso, enquanto um menor é aquele que vai criar o furo que receberá a planta.
Vale lembrar aqui que nenhum dos potes pode ser de vidro, já que com o enrijecimento do cimento eles podem quebrar.
Escolhidos os potes, vá para o cimento. O ideal é utilizar uma parte de cimento para quatro partes de área. Depois de misturar bem os dois, adicione a água e misture muito bem, até formar uma mistura pastosa, parecido com uma massa de bolo em estado líquido.
Feita a mistura, está na hora preparar os potes. Para isso, você pincela porções generosas de vaselina ou óleo de cozinha no interior do pote maior, parte que vai receber o cimento, e no exterior do pote menor, que vai afundar no cimento.
Quando estiver tudo pronto, pode despejar a mistura de cimento dentro do pode maior, lembrando de deixar uma boa distância do topo.
Na hora de afundar o pote menor, você vai precisar deixar um pequeno peso dentro dele para evitar que o pote suba. Porém, não escolha nada muito pesado, para deixar um bom espaço no fundo do vaso. Cerca de 48 horas vão ser necessárias para que o cimento cure por completo.
Depois de prontos, basta desenformar com cuidado, tirando os potes apertando-os para que se descolem do cimento.
Depois, faça alguns furinhos no fundo para escoar a água, ou, forre com jornal para poder receber um outro vaso já pronto. Por último, não esqueça de lixar um pouco com uma lixa bem fina, para deixar um acabamento bem lisinho.
Você também pode personalizar os vasos de cimento fazendo desenhos, pinturas, colando adesivos, da forma que quiser. Eles são super versáteis e mesmo sem qualquer customização conseguem combinar com qualquer ambiente.
E aí, gostou da nossa dica de hoje? Para mais dicas de decoração e outros tutoriais DIY, continue acompanhando nosso blog!
Com ajuda da Revista Artesanato.
Compartilhe:
Deixe seu Comentário