12 | 04

Para economizar: fique sabendo quais são os aparelhos que mais gastam

Olha, vamos ser sinceros: não está fácil pra ninguém, né? Às vezes, se torna bem fácil desanimar com aquele monte de conta pra pagar. Porém, economizar não é uma tarefa tão difícil assim.

A conta de luz é geralmente a maior vilã dos consumidores. Os aumentos consecutivos na fatura tem encurtado até o conforto de muitas pessoas.

Sabendo que você também gosta de economizar – afinal, quem não gosta? -, nós pensamos em te contar quais são os aparelhos domésticos que mais gastam. Se você ainda não sabia, pode ser a sua chance de economizar alguns trocados na conta de luz.

Os maiores inimigos

O chuveiro elétrico é o maior de todos os vilões, tendo um gasto de 5.000W a 10.000W por hora (Wh), dependendo da temperatura da água (quanto mais quente, maior o gasto de energia).

Para se ter uma ideia, quando está no mais quente o chuveiro pode gastar ao equivalente a 145 lâmpadas de 60W.

A cozinha é o “ambiente de risco” da casa, já que lá existem uma série desses itens de uso rápido e grandes gastos.

A torradeira, amiga do café da manhã de muitos, também tem um gasto considerável, indo de 800Wh a 1.500Wh, chegando ao equivalente de 19 lâmpadas acesas.

O micro-ondas, utilizado todos os dias em muitas residências, consome uma média de 1.300Wh. O forno elétrico, não tão utilizado, é um grande gastador: 5.000Wh em média.

Economizar na energia - Sigma

Banhos demorados não ajudam nada na conta de luz.

O que não gasta muito

O refrigerador, que nós estamos sempre abrindo e usando para pegar umas coisinhas, felizmente não é um grande consumidor: os mais atuais tem uma média de consumo de 200Wh.

Outros aparelhos típicos do dia a dia, por mais que muito usados, não costumam consumir tanto. Uma televisão de LCD de tamanho médio, por exemplo, consome entre 125Wh e 200Wh.

O notebook, ao ficar ligado na tomada, consome entre 20 e 50 watts-hora, um valor bem pequeno. O carregador de smartphone é quase imperceptível: de 2,5Wh a 5Wh.

Dicas para economizar

A tendência é que quanto mais novos os aparelhos, menos eles consomem. Então, uma boa ideia é apelar para a tecnologia: opte pelos aparelhos mais novos, evite os usados. Claro que são mais caros, mas a médio prazo a conta de luz agradece.

Da mesma maneira, claro, é sempre bom lembrar: se não for usar, procure não deixar ligado. Isso vale tanto para manter a televisão ligada “com as paredes”, até para evitar deixar o computador ligado sem usá-lo.

As luzes de standby, disponíveis em TVs, videogames, home-theaters, DVDs e outros, também consomem energia, portanto procure sempre desliga-las.

 

E aí, gostou das dicas? Tanto para itens de decoração quanto para dicas para donos de casa, estamos sempre aqui. Fique de olho em nosso blog para mais novidades!

 

Compartilhe:

Posts Relacionados

aumentar o ambiente - listras
01.11.17

Como aumentar o ambiente através da decoração

Para muitas pessoas, salas pequenas afetam totalmente o bem estar dentro de casa. A sensação de estar em um ambiente apertado gera um desconforto muito […]

08.11.17

Dicas de decoração para um interior com mais personalidade

O interior de toda casa deve refletir a personalidade de seu dono, não é? Até uma decoração minimalista passa por escolhas importantes na hora de […]

Deixe seu Comentário