A internet já é tão essencial para nossas que praticamente já podemos considerar ela um elemento da natureza. Ter um sinal de Wi-Fi ruim dentro de casa, então, é um motivo pro estresse.
Como a gente se preocupa com seu bem-estar dentro de casa, fizemos esse textinho rápido para ensinar como ter um bom sinal de Wi-Fi dentro de casa. Olha só.
Lembrando que o sinal é propagado em um raio específico, a localização do roteador (que emite o sinal) é essencial. Procure colocá-lo num local central da casa, podendo atingir o máximo de espaços possíveis.
Uma coisa que muita gente quase sempre esquece, inclusive os técnicos das companhais de internet, é que quanto mais alto for o local da instalação do roteador, melhor.
A melhor solução de todas é colocar o roteador em cima de prateleiras ou estantes. Digamos que você pode comprar uma ou mais prateleiras, aqui no Mercado das Prateleiras mesmo, e aproveitar para criar um cantinho de decoração na sua sala, com livros e plantas. Nesse mesmo local pode estar o roteador de internet.
Todo e qualquer técnico de internet indica que a senha da mesma seja trocada periodicamente – no máximo a cada seis meses. É muito comum que a velocidade da internet seja prejudicada porque outras pessoas estejam usando a rede, pessoas que tenham descoberto a senha.
Lembre-se de manter uma senha rígida, de difícil acesso e que só você e os que são autorizados a acessar sua rede saibam.
Trocar a senha é simples, principalmente se você sabe o endereço de IP do roteador. Se você não sabe como fazer, procure por algum tutorial rápido na internet – existem vários.
Deixar o seu sinal “invisível” também ajuda. Na página de administração de rede, em seu computador, é possível desabilitar a visibilidade da Wi-Fi, deixando-a funcionando normalmente. Para isso, procure a opção “Enable SSID Broadcast” e desmarque.
Aqui vai um pequeno detalhe que muitas vezes prejudica o sinal de Wi-Fi de muitas pessoas: a frequência do roteador. Parece complicado entender, mas nem é tanto.
A maioria dos aparelhos eletrônicos de nossa casa trabalham com frequências de onda (telefone sem fio, televisões com conectividade, micro-ondas, etc.) que, mesmo que de forma mínima, se propagam no espaço e causam interferência com outros dispositivos. A maior parte desses equipamentos trabalha com um canal de frequência de 2,4 GHz.
O que muito pouca gente sabe é que a maior parte dos roteadores é configurado de fábrica também com esta frequência. No entanto, é fácil mudar isso nas configurações do aparelho. A maioria vem com a possibilidade de alternar para 5 GHz, o que já resolve o problema.
E aí, gostou de saber das dicas para melhorar o seu sinal de Wi-Fi? O Mercado das Prateleiras se preocupa em ajudar a fazer com que sua casa seja o melhor lugar do mundo para você.
Sempre que precisar de novos itens para mudar o visual e trazer mais funcionalidade para seus espaços, conte com nossos produtos!
Compartilhe:
Deixe seu Comentário