O Jardim Vertical, como o próprio nome sugere, é um jardim fixado no sentido vertical em muros ou suspenso por suportes na vertical. Ele vem ganhando destaque, principalmente, em grandes construções que possuem propostas sustentáveis, como por exemplo, os telhados verdes e desejam ter uma fachada bonita e ecológica. Mas ele não funciona só em grandes construções: ele pode dar um toque especial na sua casa também.
Ter um Jardim Vertical, além de trazer beleza para o seu ambiente, é uma ótima forma de criar um isolamento acústico e térmico completamente natural. Por isso, ele é uma ótima opção para quem deseja ajudar o meio ambiente e ainda decorar a casa de um jeitinho diferente.
Olha só algumas dicas de como escolher as suas plantas, ambientes e por fim, de como fazer o seu Jardim Vertical.
Como escolher as plantas
O seu jardim vertical pode estar presente tanto em um ambiente externo quanto interno, você só precisa estar atento às espécies de plantas escolhidas, para que elas estejam de acordo com o lugar. Por isso, os jardins expostos ao sol devem ter plantas que são cultivadas assim e na área interna, as plantas devem ser de sombra.
Você pode cultivar qualquer espécie de planta no jardim vertical, basta respeitar o ambiente em que a mesma deve estar e garantir que o jardim tenha espaço suficiente para que as raízes se desenvolvam.
Plantas que perdem suas folhas de acordo com as estações acabam não sendo uma boa escolha para esse tipo de jardim, então prefira as que vão se manter vistosas e bonitas durante o ano todo.
Foto: Edu Castello – Editora Globo.
Quais são as melhores espécies
Uma dica para quem deseja ter um jardim vertical na cozinha ou em áreas próximas a ela: plante espécies comestíveis. Dessa forma, você terá um ambiente bonito e tudo muito fresco e natural para a sua alimentação. Orégano, hortelã, coentro e salsinha são ótimas escolhas.
Se você precisa esconder a estrutura do suporte do seu Jardim Vertical, as espécies de plantas com folhagem pendente ou semi-pendente vão fazer toda a diferença no seu cantinho especial.
Foto: Maíra Acayaba – Reprodução: Revista Casa e Jardim.
Como fazer o seu Jardim Vertical
Pallets, caixotes, pequenos vasos pendurados: essas são algumas das opções para que você tenha um Jardim Vertical na sua casa. Se o seu desejo for o de utilizar um muro ou fachada muito altos, no qual você não tenha acesso com facilidade, busque a ajuda de profissionais especializados em paisagismo, pois eles utilizam técnicas e materiais apropriados para esse tipo de ambiente.
Reprodução: Arquidicas.
E aí, gostou de aprender sobre os Jardins Verticais? Continue acompanhando nosso blog para mais dicas e informações sobre arquitetura e decoração! O Mercado das Prateleiras quer ver sua casa cada vez mais bonita e com a sua cara!
Compartilhe:
Deixe seu Comentário