A iluminação, seja ela natural ou artificial, é de extrema importância para qualquer projeto. Assim como as dimensões de um ambiente e as cores das paredes, a forma como o local será iluminado deve ser uma das primeiras considerações na hora planejar qualquer espaço.
A iluminação natural precisa ser aproveitada ao máximo. Os quartos devem estar localizados em melhor posição relacionados ao sol e áreas como garagens e escadas são espaços que podem receber pouca luz solar ou nenhuma.
Agora, quando o assunto é iluminação artificial, existem alguns fatores que merecem ser levados em consideração. Aprenda com a gente como descobrir qual a melhor iluminação para a sua casa!
A intensidade para cada tipo de ambiente
Ambientes mais calmos necessitam de uma luz mais leve e que proporcione sensação de tranquilidade, tornando-o perfeito para descansar e relaxar. Então em quartos e salas de TV, o indicado é utilizar uma iluminação com intensidade fraca.
Em cômodos como cozinhas, escritórios e áreas de serviço, a intensidade da luz deve ser mais clara e forte, de forma que transmita uma sensação de alegria e energia para o ambiente.
Economize com sabedoria
Já citamos aqui no blog quais são os aparelhos que mais gastam quando o assunto é eletricidade. No quesito iluminação, para que você tenha a melhor opção economizando de verdade, utilize as lâmpadas em LED. Afinal, elas proporcionam até 80% de economia de energia em comparação as incandescentes ou fluorescentes.
Imagem: BigStock
Além de serem econômicas, são sustentáveis! Não emitem substâncias tóxicas e são uma ótima escolha para áreas com vegetação, como jardins e varandas, pois assim as suas plantas estarão iluminadas e seguras.
Sua vida útil é extremamente longa e isso se torna mais um ponto positivo para o modelo, pois dessa forma, a necessidade de trocá-las diminui. Então, vale muito a pena investir nelas!
Combine com a decoração
Atualmente existem diversos modelos, cores e conectores para lâmpadas, então esse item se tornou parte da decoração sem perder a sua utilidade.
Existem os lustres tradicionais, as luminárias pendentes, os spots, os abajures, as luminárias de pé… cada um para um determinado cômodo e para diferentes funções.
Lustres
Os lustres são conhecidos por completarem a decoração de salas e salas de jantar, dando elegância e uma iluminação mais direcionada ao ambiente.
Imagem: BigStock
Abajures
Os abajures são as tradicionais luzes de cabeceira, possuem uma iluminação mais fraca e menos abrangente.
Imagem: BigStock
Luminárias de Pé
As luminárias de pé são ótimas para dar um toque a mais no seu ambiente. São constantemente utilizadas em quartos e salas e possuem uma infinidade de modelos, se tornando um objeto decorativo e tanto.
Imagem: BigStock
Agora você sabe o que é preciso para uma boa iluminação na sua casa. Quer saber mais sobre arquitetura, decoração e muito mais? Fique de olho em nosso blog e não perca as novidades!
Compartilhe:
Deixe seu Comentário